domingo, 29 de março de 2020

Resumo Bíblico - Gênesis - Parte 1


Depois de muitos anos, resolvi voltar a escrever aqui, pois quero arquivar esses resumos, para mim mesmo e para quem possa interessar. Se isso, além de me edificar, fizer o mesmo por mais uma pessoa, já fico feliz. Então, vamos lá!

Resumo  Gênesis

Parte 1 - A criação


No livro de Gênesis — que trata do processo da criação da Terra e da humanidade — pode-se verificar, que em tudo o que Deus fazia, ao término, ele via o quanto tinha sido bem feito. Todos os dias. Foram seis dias de criação e, ao término de cada um desses dias, está escrito: "E Deus viu que ficou bom".

O texto sagrado diz, que o ser humano foi criado à imagem e semelhança de seu criador. Portanto, é importante também que cada indivíduo, tome esse exemplo para si; esforçando-se para, todos os dias, executar um trabalho do qual venha orgulhar-se ao término. Um trabalho, através do qual possam ser contempladas virtudes como disciplina, organização, determinação e os mais diversos dons e talentos inerentes ao ser humano. Pela falta da busca por essa excelência, muitas pessoas podem sentir-se sem propósito de viver.

Segundo o que é possível verificar no início dos escritos bíblicos, além do propósito de ser útil aos outros com um trabalho bem feito, o propósito do homem e da mulher é a multiplicação. Fecundação. Povoamento da terra.
Não por acaso, existem relatos de pais e mães cujas mentes foram transformadas pela chegada de um rebento. Um filho,  traz uma oportunidade de amadurecimento e um senso de propósito incomparáveis.  Se negar a viver essa experiência, é negar a essência da vida.

Deus criou a humanidade para dominar a Terra, seus animais e tudo mais que nela existe. Fez questão de citar que os vegetais foram feitos para alimento, tanto do homem quanto dos animais. O que deixa clara a importância dessa alimentação saudável e também a responsabilidade para com a natureza, de modo que esses recursos não se esgotem.

No primeiro versículo do capítulo dois do livro de Gênesis, está escrito que, como Deus "já havia concluído a obra que realizara", então descansou.
Podemos extrair daí a importância do descanso, após uma longa de jornada de trabalho. O repouso é importante; se não fosse, o Criador não seria o primeiro a dar esse exemplo.
Mas, além disso, ressalta-se a importância de concluir as obras. Metas bem definidas e bem acabadas, trazem paz e consequentemente, um melhor proveito do período de descanso. Nada como a consciência do dever cumprido.


Que Deus ilumine a todos! 
Mailson Vieira.

Nenhum comentário: